O GRUPO

Images

Um grupo de homens e pais que se mantém em relacionamento homoafetivo se encontra mensalmente para compartilhar sua história, dar e receber apoio e discutir estratégias para viver melhor desde que se reconheceram e se assumiram como homossexuais.

Images

Suas principais preocupações giram em torno de serem ou não aceitos, com relação a sua homoafetividade pelos filhos, amigos, família, ex-mulher. Trazem assuntos de como falar, revelar sua orientação sexual, ou de como lidar com suas relações homoafetivas, com os filhos, com o trabalho e família. A maior parte desses homens vivenciou conflitos pós-divórcio e tem filhos porque teve envolvimento heterossexual antes de se aceitar ou se ver como homossexual. Poucos são pais adotivos. Alguns têm companheiros já há longo tempo; outros são recém divorciados e ainda iniciando seu percurso no processo de auto-aceitação e realização como homossexual e pai.

O grupo se tornou um importante canal de troca e de alívio para muitas situações difíceis que esses pais enfrentam. Os encontros presenciais e virtuais possibilitam compartilhar experiências com outros homens e pais que também mantém relacionamento homoafetivo. Eles se percebem mais aliviados e fortalecidos porque não se vêem mais sozinhos.

Um pouco de nossa história:

Desde o primeiro encontro, em meados de 2007, muitos pais já entraram em contato conosco; no início eram seis integrantes e hoje dezenas de homens se mantém vinculados a este trabalho. Alguns, porque moram em outras cidades, estados e países, não freqüentam assiduamente os encontros presenciais, que acontecem na cidade de São Paulo, mas participam dos encontros on line e trocam informações, solicitam orientação e recebem o necessário apoio dos moderadores e dos demais pais do grupo. Nosso trabalho com esses pais se expressa, portanto, através dos encontros do grupo presencial e on line; do grupo virtual Homopater via whatsapp, além do atendimento individual psicológico que eventualmente demandam. Acontecem ainda periodicamente outros eventos, como confraria dos pais e familiares, ou os encontros festivos e sociais para celebrações e confraternizações também marcam de forma mais descontraída as relações entre os integrantes.

Os encontros presenciais(*):

Temos os grupos temáticos aos sábados com o objetivo de esclarecer e informar; nestes as discussões são focadas num tema previamente escolhido que versa sobre situações comumente referidas pelos pais. E existem os grupos de apoio, que tratam das situações de vida, das dificuldades vivenciadas e objetivam dar suporte emocional. Uma agenda com datas e temas dos encontros será divulgada mensalmente. A freqüência aos encontros do grupo de apoio é restrita aos integrantes previamente inscritos e entrevistados. Já os encontros temáticos podem ser abertos a convidados, mas que devem também se inscrever para garantir sua participação. Devido ao caráter privativo e confidencial das discussões que tomam lugar a cada encontro, as novas adesões para este grupo sempre passam por uma seleção com a dupla de moderadores. Esta atitude é uma demanda do próprio grupo e visa proteger os integrantes, garantindo a necessária confiança no trabalho. Caso seja seu interesse conhecer esses grupos, saber mais sobre essa experiência ou se inscrever entre em contato no fale conosco.

Terapeutas Moderadores:

Images

Vera Moris: é psicóloga e psicoterapeuta especializada em família, com ênfase em prevenção e tratamento psicológico, paternidade homoafetiva, gênero e sexualidade. Consultora, professora e pesquisadora, é doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) . Em 2007, idealizou o Homopater - grupo de apoio para homens e pais que se mantêm em relacionamento homoafetivo -, sendo sua responsável técnica e moderadora. Co-autora do livro "Coragem de Ser".; relatos de homens, pais e homossexuais, Ed Summus, selo GLS. Vera mora e atua na cidade de São Paulo desde meados dos anos 1970, quando se formou.


Images Edson Luiz Defendi: Psicólogo Clinico, Doutor e Mestre em Psicologia Clinica pela PUC - SP. É Especialista em Psicoterapia Familiar e de casal PUC- SP e Especialista em Psicologia Hospitalar e Reabilitação pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP - SP. Foco em processos de inclusão social e diversidade em segmentos tais como : escolas, empresas, comunidades, por intermédio de intervenções psicossociais e psicoeducativas consultorias, processos colaborativos e orientações contextualizadas ás questões de pessoas com deficiência e público LGBTQIAP+.

VEJA ABAIXO O CRONOGRAMA PARA AS REUNIÕES DO 1º SEMESTRE (Janeiro à Junho) DE 2022:

Reunião de Apoio - 22/01/2022 - 15:00 horas
On line via Skype.

Reunião Presencial - 29/01/2022 - 15:00 horas


Reunião de Apoio - 05/02/2022 - 15:00 horas
On line via Skype.

Reunião Presencial - 19/02/2022 - 15:00 horas


Reunião Presencial - 05/03/2022 - 15:00 horas


Reunião de Apoio - 19/03/2022 - 15:00 horas
On line via Skype.


Reunião de Apoio - 09/04/2022 - 15:00 horas
On line via Skype.

Reunião Presencial - 30/04/2022 - 15:00 horas


Reunião de Apoio - 14/05/2022 - 15:00 horas
On line via Skype.

Reunião Presencial - 28/05/2022 - 15:00 horas



Reunião de Apoio - 11/06/2022 - 15:00 horas
On line via Skype.

Reunião Presencial - 25/06/2022 - 15:00 horas



Para dar ideias sobre temas e ou participar das nossas reuniões cadastre-se aqui.

OBSERVAÇÃO:

(*) - Enquanto durar a pandemia e a necessidade de mantermos o distanciamento, evitando aglomeração em locais fechados, as reuniões presenciais (previsão de uma mensal em São Paulo) acontecerão em locais adequados para essa configuração e respeitarão um limite máximo de participantes.
Esta previsto também uma reunião ON LINE mensal, para atender a demanda de interessados que moram distantes do local de encontro presencial


Para conhecer mais sobre nosso trabalho e sua possibilidade de participação marque uma entrevista com Vera Moris no fale conosco, e-mail veramoris@gmail.com   ou no celular e whatsapp (11) 9.9152.1188.

VOLTAR AO TOPO


Images