O GRUPO

Images

Um grupo de homens e pais que se mantém em relacionamento homoafetivo se encontra mensalmente para compartilhar sua história, dar e receber apoio e discutir estratégias para viver melhor desde que se reconheceram e se assumiram como homossexuais.

Images

Suas principais preocupações giram em torno de serem ou não aceitos, com relação a sua homoafetividade pelos filhos, amigos, família, ex-mulher. Trazem assuntos de como falar, revelar sua orientação sexual, ou de como lidar com suas relações homoafetivas, com os filhos, com o trabalho e família. A maior parte desses homens vivenciou conflitos pós-divórcio e tem filhos porque teve envolvimento heterossexual antes de se aceitar ou se ver como homossexual. Poucos são pais adotivos. Alguns têm companheiros já há longo tempo; outros são recém divorciados e ainda iniciando seu percurso no processo de auto-aceitação e realização como homossexual e pai.

O grupo se tornou um importante canal de troca e de alívio para muitas situações difíceis que esses pais enfrentam. Os encontros presenciais e virtuais possibilitam compartilhar experiências com outros homens e pais que também mantém relacionamento homoafetivo. Eles se percebem mais aliviados e fortalecidos porque não se vêem mais sozinhos.

Um pouco de nossa história:

Desde o primeiro encontro, em meados de 2007, muitos pais já entraram em contato conosco; no início eram seis integrantes e hoje dezenas de homens se mantém vinculados a este trabalho. Alguns, porque moram em outras cidades, estados e países, não freqüentam assiduamente os encontros presenciais, que acontecem na cidade de São Paulo, mas participam dos encontros on line e trocam informações, solicitam orientação e recebem o necessário apoio dos moderadores e dos demais pais do grupo. Nosso trabalho com esses pais se expressa, portanto, através dos encontros do grupo presencial e on line; do grupo virtual Homopater via whatsapp, além do atendimento individual psicológico que eventualmente demandam. Acontecem ainda periodicamente outros eventos, como confraria dos pais e familiares, ou os encontros festivos e sociais para celebrações e confraternizações também marcam de forma mais descontraída as relações entre os integrantes.

Os encontros presenciais(*):

Temos os grupos temáticos aos sábados com o objetivo de esclarecer e informar; nestes as discussões são focadas num tema previamente escolhido que versa sobre situações comumente referidas pelos pais. E existem os grupos de apoio, que tratam das situações de vida, das dificuldades vivenciadas e objetivam dar suporte emocional. Uma agenda com datas e temas dos encontros será divulgada mensalmente. A freqüência aos encontros do grupo de apoio é restrita aos integrantes previamente inscritos e entrevistados. Já os encontros temáticos podem ser abertos a convidados, mas que devem também se inscrever para garantir sua participação. Devido ao caráter privativo e confidencial das discussões que tomam lugar a cada encontro, as novas adesões para este grupo sempre passam por uma seleção com a dupla de moderadores. Esta atitude é uma demanda do próprio grupo e visa proteger os integrantes, garantindo a necessária confiança no trabalho. Caso seja seu interesse conhecer esses grupos, saber mais sobre essa experiência ou se inscrever entre em contato no fale conosco.

Terapeutas Moderadores:

Images

Vera Moris: é psicóloga e psicoterapeuta especializada em família, com ênfase em prevenção e tratamento psicológico, paternidade homoafetiva, gênero e sexualidade. Consultora, professora e pesquisadora, é doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) . Em 2007, idealizou o Homopater - grupo de apoio para homens e pais que se mantêm em relacionamento homoafetivo -, sendo sua responsável técnica e moderadora. Co-autora do livro "Coragem de Ser".; relatos de homens, pais e homossexuais, Ed Summus, selo GLS. Vera mora e atua na cidade de São Paulo desde meados dos anos 1970, quando se formou.


Images Edson Luiz Defendi: Psicólogo Clinico, Doutor e Mestre em Psicologia Clinica pela PUC - SP. É Especialista em Psicoterapia Familiar e de casal PUC- SP e Especialista em Psicologia Hospitalar e Reabilitação pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP - SP. Foco em processos de inclusão social e diversidade em segmentos tais como : escolas, empresas, comunidades, por intermédio de intervenções psicossociais e psicoeducativas consultorias, processos colaborativos e orientações contextualizadas ás questões de pessoas com deficiência e público LGBTQIAP+.

VEJA ABAIXO O CRONOGRAMA PARA AS REUNIÕES DO 2º SEMESTRE (Julho à Dezembro) DE 2021:

Reunião Temática Aberta - 03/07/2021 - 15:00 horas
Tema: Diversidade - Moderador Roberto Alvarez
Através de vídeo chamada.


Reunião de Apoio - 24/07/2021 - 15:00 horas
Através de vídeo chamada.

Reunião de Apoio - 07/08/2021 - 15:00 horas
Através de vídeo chamada.

Reunião Temática Aberta - 28/08/2021 - 15:00 horas
Tema: Homofobia parte II, a revelação
Moderador Edson Defendi
Presencial


Reunião de Apoio - 11/09/2021 - 15:00 horas
Através de vídeo chamada Skype.

Reunião de Apoio - 25/09/2021 - 15:00 horas
Presencial
Tema: a escolher


Reunião de Apoio On Line - 02/10/2021 - 15:00 horas
Através de vídeo chamada Skype.

Reunião Temática Aberta - 16/10/2021 - 15:00 horas
Presencial
Tema: a escolher


Reunião de Apoio On Line - 06/11/2021 - 15:00 horas
Através de vídeo chamada Skype.

Reunião Temática Aberta - 20/11/2021 - 15:00 horas
Presencial
Tema: a escolher


Reunião de Apoio On Line - 04/12/2021 - 15:00 horas
Através de vídeo chamada Skype.

Reunião Temática e Festa de Confraternização - 11/12/2021
Presencial
Tema: a escolher


Para dar ideias sobre temas e ou participar das nossas reuniões cadastre-se aqui.

OBSERVAÇÃO:

(*) - Enquanto durar a pandemia e a necessidade de mantermos o distanciamento, evitando aglomeração em locais fechados, as reuniões acontecerão ON LINE por vídeo chamada SKYPE.

Assim que possível estaremos reunidos de forma presencial.
Para celebrar esse momento estamos programando para este semestre um encontro num final de semana, num local próximo da capital de São Paulo, onde será possível reservar o local para um evento ao longo do dia e também levar familiares e amigos.
Em breve estaremos juntos.

Para conhecer mais sobre nosso trabalho e sua possibilidade de participação marque uma entrevista com Vera Moris no fale conosco, e-mail veramoris@gmail.com   ou no celular e whatsapp (11) 9.9152.1188.

VOLTAR AO TOPO


Images