Um grupo de homens e pais que se mantém em relacionamento homoafetivo se encontra mensalmente para compartilhar sua história, dar e receber apoio e discutir estratégias para viver melhor desde que se reconheceram e se assumiram como homossexuais.
Suas principais preocupações giram em torno de serem ou não aceitos, com relação a sua homoafetividade pelos filhos, amigos, família, ex-mulher. Trazem assuntos de como falar, revelar sua orientação sexual, ou de como lidar com suas relações homoafetivas, com os filhos, com o trabalho e família. A maior parte desses homens vivenciou conflitos pós-divórcio e tem filhos porque teve envolvimento heterossexual antes de se aceitar ou se ver como homossexual. Poucos são pais adotivos. Alguns têm companheiros já há longo tempo; outros são recém divorciados e ainda iniciando seu percurso no processo de auto-aceitação e realização como homossexual e pai.
O grupo se tornou um importante canal de troca e de alívio para muitas situações difíceis que esses pais enfrentam. Os encontros presenciais e virtuais possibilitam compartilhar experiências com outros homens e pais que também mantém relacionamento homoafetivo. Eles se percebem mais aliviados e fortalecidos porque não se vêem mais sozinhos.
Vera Moris:
é psicóloga e psicoterapeuta especializada em família, com ênfase em prevenção e tratamento psicológico, paternidade homoafetiva, gênero e sexualidade. Consultora, professora e pesquisadora, é doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) . Em 2007, idealizou o Homopater - grupo de apoio para homens e pais que se mantêm em relacionamento homoafetivo -, sendo sua responsável técnica e moderadora. Co-autora do livro "Coragem de Ser".; relatos de homens, pais e homossexuais, Ed Summus, selo GLS. Vera mora e atua na cidade de São Paulo desde meados dos anos 1970, quando se formou.
OBSERVAÇÃO:
(*) - As reuniões presenciais (previsão de uma mensal em São Paulo) acontecerão em locais adequados para essa configuração e respeitarão um limite máximo de participantes, para um bom aproveitamento.
Está previsto também uma reunião ON LINE mensal, para atender a demanda de interessados que moram distantes do local da reunião presencial ou que tenham dificuldade na data agendada.
Para conhecer mais sobre nosso trabalho e sua possibilidade de participação marque uma entrevista com Vera Moris no fale conosco, e-mail veramoris@gmail.com   ou no celular e whatsapp (11) 9.9152.1188.